O objetivo do (Curso Melhor Gestão Melhor Ensino - Formação de professores de Matemática), é a troca de idéias e conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Formado pelos professores: Liliane Lange, Lucas Briganti, Maisa Rosa, Márcia Silva, Meiry Batista e Miguel Monteiro.
Primeiro, um pouco de história. O Tarot é um dos mais antigos jogos de cartas. O seu baralho tem 78 cartas: 4 naipes, cada um com 14 cartas, e 22 cartas especiais (os arcanos maiores) que funcionam como trunfo. Estas últimas estão numerados de 1 a 21, mais uma sem número (o Bobo). Cada naipe tem10 cartas numeradas do 1 ao 10 e quatro figuras: o rei, a dama, o cavaleiro e o valete. Cada naipe é representado por um símbolo: espada, taça, pau e moeda de ouro. São conhecidos baralhos de Tarot desde o século XV, alguns deles lindíssimos e diferentes de região para região. O mais famoso é o Tarot de Marselha, criado por volta de 1500. Foram estas cartas que deram origem aos baralhos modernos. Os naipes perderam uma carta (o cavaleiro), os seus nomes mantiveram-se (com a taça a passar a “copas”, talvez por influência espanhola) e os seus símbolos são agora diferentes (embora nalguns países eles se mantenham, como por exemplo a Espanha). Os arcanos maiores desapareceram com exceção do Bobo, que é o Joker atual. Os baralhos de Tarot são sobretudo usados por cartomantes para “lançar as cartas” e assim “adivinhar o futuro” de quem acreditar nisso. No entanto, em certas regiões da França e da Itália ainda se joga ao Tarot. Podem participar 3 jogadores, cada um por si, ou então 4, a parceiros.
Vamos agora organizar os parceiros em cada mesa de tal modo que, após 4 jornadas, todos tenham jogado contra todos. Podemos fazê-lo por tentativas mas existe um método eficaz e simples de lá chegar. Para isso, organizamos uma tabela de 3 por 3, numerada de 1 a 9, como se vê na figura.
Na primeira jornada, colocamos os jogadores nas mesas A, B e C de acordo com as linhas: A) 1–2–3, 4–5–6, C) 7–8–9
Na segunda jornada, de acordo com as colunas: A) 1–4–7, 2–5–8, C) 3–6–9
Na terceira jornada, de acordo com a direção de uma das diagonais: A) 1–5–9, 4–8–3, C) 7–2–6
Na quarta jornada, de acordo com a direção da outra diagonal: A) 1–6–8, 2–4–9, C) 3–5–7
O CAMPEONATO DE TAROT - SOLUÇÃO
ResponderExcluirPrimeiro, um pouco de história. O Tarot é um dos mais antigos jogos de cartas. O seu baralho tem 78 cartas: 4 naipes, cada um com 14 cartas, e 22 cartas especiais (os arcanos maiores) que funcionam como trunfo. Estas últimas estão numerados de 1 a 21, mais uma sem número (o Bobo).
Cada naipe tem10 cartas numeradas do 1 ao 10 e quatro figuras: o rei, a dama, o cavaleiro e o valete. Cada naipe é representado por um símbolo: espada, taça, pau e moeda de ouro. São conhecidos baralhos de Tarot desde o século XV, alguns deles lindíssimos e diferentes de região para região. O mais famoso é o Tarot de Marselha, criado por volta de 1500.
Foram estas cartas que deram origem aos baralhos modernos. Os naipes perderam uma carta (o cavaleiro), os seus nomes mantiveram-se (com a taça a passar a “copas”, talvez por influência espanhola) e os seus símbolos são agora diferentes (embora nalguns países eles se mantenham, como por exemplo a Espanha). Os arcanos maiores desapareceram com exceção do Bobo, que é o Joker atual.
Os baralhos de Tarot são sobretudo usados por cartomantes para “lançar as cartas” e assim “adivinhar o futuro” de quem acreditar nisso. No entanto, em certas regiões da França e da Itália ainda se joga ao Tarot. Podem participar 3 jogadores, cada um por si, ou então 4, a parceiros.
Vamos agora organizar os parceiros em cada mesa de tal modo que, após 4 jornadas, todos tenham jogado contra todos. Podemos fazê-lo por tentativas mas existe um método eficaz e simples de lá chegar. Para isso, organizamos uma tabela de 3 por 3, numerada de 1 a 9, como se vê na figura.
Na primeira jornada, colocamos os jogadores nas mesas A, B e C de acordo com as linhas:
A) 1–2–3, 4–5–6, C) 7–8–9
Na segunda jornada, de acordo com as colunas:
A) 1–4–7, 2–5–8, C) 3–6–9
Na terceira jornada, de acordo com a direção de uma das diagonais:
A) 1–5–9, 4–8–3, C) 7–2–6
Na quarta jornada, de acordo com a direção da outra diagonal:
A) 1–6–8, 2–4–9, C) 3–5–7